Home Bullema News Princípios básicos de criação e algumas noções básicas de expressão genética

PostHeaderIcon Princípios básicos de criação e algumas noções básicas de expressão genética

Princípios básicos de criação e algumas noções básicas de expressão genética:

 

Um erro é uma variante do ideal. Se ainda não tem uma representação física do Bull Terrier ideal gravado no seu cérebro, ignorando caprichos e fantasias, se quando fecha os olhos não consegue visualiza-lo descritivamente e pormenorizadamente como uma imagem a 3 dimensões, então eu sugiro que volte a atrás e reveja tudo novamente antes de avançar para uma próxima etapa.Cada Bull Terrier é um misto de virtudes e faltas. Lidar com a herança do conjunto de características é a responsabilidade e obrigação de cada Criador.

 

Lembrem-se: A ausência de uma falta não garante a presença da virtude correspondente

 

Primeiro: devemos buscar as virtudes incansavelmente. Faze-lo correctamente é a arte da ciência e convicção; e o seu resultado. A herança genética não é uma coisa simples, porem a maioria das regras cai em algumas importantes generalizações que passo a descrever. Traços são determinados por genes em pares, alguns genes mostram-se fenotipicamente (fisicamente) quando presentes e são chamados de genes dominantes, mesmo quando e seu par é diferente, sendo este gene invisível chamado recessivo.Traços controlados por genes recessivos precisam vir em pares para se mostrarem fenotipicamente. Para que os traços sejam dominantes e por conseguinte visíveis, é necessário a presença de apenas 1 dos genes ser dominante e é impossível determinar se nesse caso ambos os genes são dominantes.Virtudes como: Tipo, preenchimento e downface são difíceis de se conseguir e muito fáceis de se perder, por isso vamos chama-las de “virtudes criticas”. Uma vez perdidas jamais poderão ser recuperadas, pois são as virtudes críticas que resultam de genes dominantes.

 

Segundo: Acasalem cães que juntos combinem todas as virtudes críticasPara dificultar o processo de selecção do criador, estes traços mais difíceis de se obter, geralmente estão associados a algumas faltas em particular: o híper-tipo com frentes abuldogadas, carácter com agressividade, downface com cabeças curtas e prognatismos diversos, assim como a hereteriedade de doenças crónicas muito presentes em criações irresponsáveis.Criar cães que tenham as mesmas virtudes, porem as mesmas faltas fixará na sua linha tanto as virtudes como as faltas.

 

Terceiro: O segredo é acasalar cães de virtudes similares e faltas diferentes.Uma falta pode aparecer nos cachorros, mesmo que os seu pais não sejam detentores dessa mesma falta, isso comprova duas coisas: uma, que é uma falta recessiva, a outra é que nenhum dos pais tem os dois , ou apenas um dos genes dominantes para a virtude correspondente.

 

Quarto: Apenas os cães que jamais produziram uma determinada falta podem ser considerados dominantes para a ausência dela, em contrapartida, apenas os cães que sempre produziram determinadas virtudes podem ser seguramente usados sobre esta virtude que nunca vai desaparecer.O grupo de genes desejáveis para estabelecer determinadas virtudes num cão pode ser diferente do grupo de genes desejáveis para estabelecer determinadas virtudes, pode ser diferente do grupo de genes de um outro cão admirado pela mesma virtude, como por exemplo: o preenchimento de cabeça. .Num cão mais magro e sem substância este preenchimento pode ser apenas osso e num cão mais pesado e substancioso, este preenchimento pode ser apenas massa..Acasalando cães como os descritos anteriormente, que não sejam parentes próximos, você pode ter como resultado o sucesso ou fracasso total, pode se perder tanto osso quanto massa na construção, ou você conseguir cabeças com osso e massa,o que seria o triunfo total.

 

Quinto: Acasale cães de parentesco mais próximo para intensificar a presença de virtudes e faça choques (refreshments) ou acasale com parentes mais distantes porcurando virtudes que perdeu ou para desviar faltas que estão expressamente presentes na “sua linha”.Existem uma infinidade de combinações e fundamentos nos programas de criação de sucesso e o nosso objectivo como criadores é encontrar aquele que melhor se adequa ao nosso.Para finalizar, vale lembrar que jamais poderemos esquecer que o maior trunfo de uma Criador de sucesso é o profundo conhecimento e reconhecimento de exemplares possuidores das virtudes criticas nos pedigrees de hoje, o que torna absolutamente imprescindível o profundo conhecimento sobre a raça e o pool genético constituinte do seu trabalho de selecção.Por isso aproveitem a oportunidade para estudar a raça, o seu standart, a sua origem, comprem livros, discutam ideias, visitem Criadores, procurem entender o que é um BULL TERRIER e o que é a cinófila

 

Enio Velho

BullemaBts

 

PostHeaderIcon Most Read

PostHeaderIcon Latest Articles Added